A Função de Fórum do Discord
-
O Discord está trabalhando em implantar uma espécie de fórum no aplicativo, funciona um pouco diferente deste aqui mas é bem legal.
Ainda está em fase de teste ou apenas para alguns servidores seletos pelo visto.Minha sugestão é mover este fórum do Mush pro Discord, pra centralizar as coisas quando essa função chegar para todo mundo.
Um exemplo de fórum no Discord, em um dos servidores oficiais:
Tela principal de uma categoria:
Dentro de um tópico
Só pra completar e não deixar confuso, os categorias seriam organizados por canais, como da pra ver nas imagens acima. E até onde eu sei é completamente possível fixar postagens e permitir e/ou proibir respostas em certas categorias ou tópicos.
A melhor parte é que é possível adicionar tags as postagens assim como no Reddit, e o sistema de comentários é semelhante as conversas comuns do Discord.Porém:
- Não há sistema de votos, mas é um costume desse fórum de ninguém nunca usar esse sistema, então não vejo como uma perca tão grande.
- Não tem como botar subcategorias, até agora. Talvez só não tenha sido usado ainda. Esse sim talvez seja uma perca grande, mesmo assim não custa nada tentar.
- O limite de caracteres ainda é 2000 para quem não tem Nitro, na minha opinião essa é a maior perca. Mas é importante ver as vantagens além dos problemas.
Portanto, vai da staff e da recepção da comunidade dizer qual sistema poderia ser melhor.
Eu reconheço que é difícil trocar de uma plataforma pra outra, ainda mais considerando que o fórum do Mush é bem antigo e tem bastante história. Mesmo assim, nada impede de arquivar este fórum e manter as antigas postagens e depois migrar para o Discord.
Algumas vantagens que isso pode trazer:
- As sugestões podem ser discutidas diretamente no Discord e ao vivo, isso é uma vantagem indescritível, é literalmente feedback ativo para ideias.
- Com certeza o Discord do Mush é mais ativo que o fórum, e isso certamente vai fazer o fórum e as postagens que agregam a comunidade serem mais frequentes
- Centralização (
quando não é na política kkkk) é sempre melhor e mais prático, até mesmo moderar o fórum vai ficar mais rápido e simples, a partir de um momento em que é apenas uma plataforma pra ficar olhando, ao invés de duas diferentes. - Contas no Discord são muito mais personalizáveis e reconhecíveis por outros membros do que as contas do fórum. Pessoas que conversam muito no Discord podem muito bem nunca se encontrar neste fórum, mesmo que ambos usem.
- O fórum é muito anti-usuário, não é incomum ver usuários no Discord perguntando o que fazer quando quer fazer um ban appeal, não sabendo usar as categorias de forma certa, ou não sabendo fazer uma postagem e etc. Já o Discord já é usado por todo mundo e tem bem mais informações.
- As contas com cargos no Discord, como os que deram boost no servidor ou que tem VIP e Ultra serão vistos no fórum também, e (isso é um grande talvez, já que monetizar o fórum seria uma babaquice enorme) vocês podem dar certas vantagens a mais pra quem ajuda o servidor monetáriamente.
- Visualmente o fórum do Discord é mais bonito, mas isso é minha opinião.
- As pessoas conhecem mais o Discord do que os fóruns hoje em dia, por isso é muito mais apresentável o Discord do Mush do que o fórum para novos jogadores
Por fim, eu entendo a necessidade de um fórum, e eu sei que isso é um costume não só no Mush mas em toda a comunidade de servidores do Minecraft, por isso eu sei que essa é uma sugestão beeeem audaciosa. Mesmo assim eu quis mostrarm essa nova função porque nunca se sabe o que pode dar certo ou errado futuramente.
Considerações Finais
Sinceramente eu não sei se é isso uma boa ideia, na minha cabeça quanto mais acessível é a comunicação entre a comunidade melhor, mesmo assim não deixa de ser uma mudança brusca demais, ainda mais considerando que quase todos os outros servidores de Minecraft tem um fórum separado.
Mas sei lá, na minha cabeça um fórum separado neste nível é muito mais necessário para um servidor de porte gigantesco (vocês sabem de qual eu tô falando), o fórum do Mush em si não tem um tráfico de pessoas tão grande então eu consigo imaginar essa migração de plataforma sendo um sucesso.Eu já tô esperando os bonitões falando que "não é necessário", por mais que sugestão não seja só sobre o que é essencial, mas sim também sobre o que pode ser melhorado. Eu não entendo esse costume de agir como se uma ideia de adição fosse inútil e tudo que importa é apenas balancear kits.
Pequenas mudanças e adições também importam e servem pra, de pouco em pouco, melhorar o servidor em longo termo.
-
Olá LoadAmi, tudo bem?
Observei sua sugestão e eu acredito que seria muito interessante e mais "acessível" para os usuários se este fórum fosse transferido para o discord, mas eu acredito que como SITE, esteja bem melhor, tanto que o nosso discord é baseado na socialização dos jogadores com jogadores. Por mais acessível que seja prefiro a forma de site, acredito que o site seja mais separado e organizado e é bem mais fácil de se adaptar.
Pode ser algo a se pensar no futuro, mas eu vou continuar preferindo o site.
Ótima sugestão inclusive! Muito bem feita e organizada. -
Não Apóio, o mush já tem um ótimo sistema de fórum aqui msm, mudar isso para o discord não seria muito bom
-
Ótima ideia.