QuarterQuell - Feedback
-
Bom, bastante gente tem falado sobre o qq seja aqui ou nas sugestões do discord, decidi apresentar alguns pontos também!
PONTOS NEGATIVOS:
- Primeiro de tudo, na minha opinião, o maior (e dos poucos) problemas desse quarterquell: a borda. A verdade é que 50% do qq não conseguia ver a borda, e muita gente morreu para a borda, ou pelo menos foi muito prejudicada. O problema parece ter sido encontrado: era um mod (timechanger, ao que parece), mas esse erro poderia ser facilmente arrumado. Uma vez que foram feitas apenas 1/2 minicopas com borda e 1.8, poucos players tiveram chance de testar a mecânica da borda. Aqueles que não conseguiram ver a borda nessas minicopas, arrumaram o erro e seguiram em frente, no entanto a percentagem de players que não jogou nenhuma das duas não ficou sabendo desse problema até o dia do qq. A solução teria sido fazer mais experimentos e procurar mostrar as verdadeiras funcionalidades da borda, antes de introduzi-la no quarterquell sem mais nem menos.
Não ver a borda dificultou várias coisas: o player não sabia onde não ir e onde ir, não sabia quando se mexer na arena, e uma vez que foi o qq inteiro assim, ninguém podia se arriscar, caso contrário morria. - O segundo problema é algo que estou observando a comunidade falar: o dano da borda era absurdo depois de um tempo. Sinceramente não experienciei o problema (fiquei com receio de ir para perto de onde a borda estivesse, já que não conseguia vê-la), mas aparentemente o dano era muito alto e intankável.
- Terceiro problema foi algo que já foi mencionado: o meta desbalanceado do quarterquell. Na minha opinião, e diria que na de muitos, o quarterquell deveria ser 90% mérito na coletânea de itens e no rush (caso houvesse rush) e 10% sorte na escolha do kit, não o contrário. O meta tem que ser de certa forma balanceado, tendo vários kits bons com destaque: mas o contrário aconteceu, no top 10, 8 eram BOB. Não faz sentido determinado player ganhar por escolher um kit muito melhor que outro player, mesmo que esse determinado player faça tudo pior, jogue pior, pense pior, pegue itens pior. A mesma coisa aconteceu no quarterquell que o magma não ficou desativado: não foi necessário ser realmente bom para ganhar, bastou ir de magma e rezar para que o kit ficasse on. Acho que esse tipo de coisa constitui um problema para o quarterquell, que na maioria da existência do torneio foi maioritariamente mérito de quem pegasse mais itens e se preparasse melhor. Agora o modo se tornou um tiro no escuro por parte de toda a comunidade... Faz sentido existirem novos kits no meta, só não faz sentido esses kits serem tão desbalanceados, e tão frequentes nos tops mais altos (o BOB nesse caso tinha movimentação, dava dano de queda no oponente e saía de ob).
- Quarto ponto: os buracos no spawn. Também já mencionado, o spawn tinha buracos criados pela bedrock que atrasaram muito o ip, e foi um pouco visivel a falta de preparação para esse acontecimento (o tempo voltou para 5m duas vezes)...
- Pequena desorganização: houve um tpall aleatório que levou todos os players para o mesmo bloco, e muitos tomaram ob/tryhard nesse lugar, entre outras coisas (como a demora para tirar a bedrock, a demora para tirar os efeitos na 1h7min30seg, a habilitação dos specs que conseguiam ver todos os nicks, etc...)
- Escolha de kits: Já mencionei o bob, mas a existência de jackhammer para brzar (quebrar fornalhas) e de fisherman/switcher não faz sentido, ainda mais com os kits como ninja desativados.
Não estarei falando sobre os kicks (não sei os contextos, etc).
PONTOS POSITIVOS:
- Nem tudo foi ruim nesse quarterquell! Na minha opinião, a introdução da 1.8 funcionou bem, e não vi feedback negativo sobre isso! Acho que a longo prazo trará coisas interessantes para o modo.
- O spawn estar bloqueado também foi algo interessante, e na minha opinião funcionou bem e trouxe mais desafios para o quarterquell, mas os buracos gerados trouxeram grandes problemas.
- O tempo de invencibilidade e contexto do evento (borda) trouxeram desafios legais, apesar da execução ter saído meio ruim para 50% dos players.
- A staff pareceu bastante atenta face a panelas ou algo do tipo, tendo em conta os vários kicks.
- As arenas foram bem inovadoras (apesar de terem a borda invisivel que as tornou ruins para muitos, incluindo eu).
- E claro, todos os pontos positivos de um QQ estiveram presentes, que nem vou citar (nick hider, etc etc etc)
O pior QQ da história? Sinceramente, apesar de ver muitos falando isso, não foi o pior QQ da história. Poderia ter sido melhor? Com certeza.
Mas a verdade é que grande partes dos problemas que estão falando do qq vieram com a inovação da 1.8 e da borda, que, na minha opinião, a longo prazo, será benéfico para o qq. Esperamos que na próxima edição, caso se mantenham essas duas coisas, o qq venha com mais preparação face a esses bugs (e mais testes prévios, antes do dia do qq).Obrigado pela atenção, espero mais feedbacks de quem jogou abaixo :))
- Primeiro de tudo, na minha opinião, o maior (e dos poucos) problemas desse quarterquell: a borda. A verdade é que 50% do qq não conseguia ver a borda, e muita gente morreu para a borda, ou pelo menos foi muito prejudicada. O problema parece ter sido encontrado: era um mod (timechanger, ao que parece), mas esse erro poderia ser facilmente arrumado. Uma vez que foram feitas apenas 1/2 minicopas com borda e 1.8, poucos players tiveram chance de testar a mecânica da borda. Aqueles que não conseguiram ver a borda nessas minicopas, arrumaram o erro e seguiram em frente, no entanto a percentagem de players que não jogou nenhuma das duas não ficou sabendo desse problema até o dia do qq. A solução teria sido fazer mais experimentos e procurar mostrar as verdadeiras funcionalidades da borda, antes de introduzi-la no quarterquell sem mais nem menos.
-
Esqueci de mencionar: a falta de live também foi meio triste e desanimadora, já que é algo que sempre tá presente em todos os qqs (mais um ponto negativo). De tantos PRIMES, tantos staffers que fazem live e tantos Youtubers que se disponibilizariam para fazer isso, ninguém ter feito a live foi um pouco desleixado...
-