CICLO HIDROLÓGICO – SAIBA COMO A ÁGUA SE MOVIMENTA NO PLANETA
-
Olá, meu nickname é Spoofey, e vim aqui trazer o ciclo hidrológico da água!
O ciclo hidrológico é fundamental pro nosso ambiente, no seu funcionamento, a um sistema de destilação global. Que, por sua vez, é formado por uma sucessão que a água inicia o seu caminho indo de um estágio inicial até o retornar o à posição primitiva da natureza!
Os processos:
-
Precipitação
É formada pelo vapor condensado que cai sobre a superfície do planeta, por meio de chuva, granizo orvalho ou neve. Em alguns casos, pode retornar à atmosfera mesmo antes de alcançar a superfície terrestre - através de chuva miúda quente. Em situações menos comuns, poderá ainda transformar-se em neve e cair em cima de uma montanha e permanecer lá por mais de 1000 anos. -
Infiltração
Quando a chuva cai, uma parte da água vai se infiltrando por meio do solo e entre as rochas até não encontrar mais espaços. A partir daí, movimenta-se horizontalmente rumo às áreas mais baixas. Em regiões frias, como nas calotas polares, de grandes altitudes e baixas latitudes, a água tende a se acumular em forma de gelo, ficando imobilizada durante milhões de anos. -
Escoamento superficial
É o movimento das águas na superfície terrestre, do solo para os mares. A água que não se infiltra escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, lagos, oceanos e mares. -
Evaporação
Transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso no deslocamento da superfície para a atmosfera. -
Transpiração
É a forma como a água existente nos organismos vivos passa para a atmosfera, como, por exemplo, o suor dos animais. -
Evapotranspiração
Processo pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação direta. -
Condensação
Transformação do vapor em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.
Eu peguei essa matéria no site: http://info.opersan.com.br/bid/202033/ciclo-hidrol-gico-saiba-como-a-gua-se-movimenta-no-planeta!
- Este é o final do tópico! Obrigado por ver até aqui.
-
-
Oi, você está interessado em fazer meus trabalhos escolares?
-
Tudo que sempre quis saber em um só lugar, realmente, a coisa que eu vivia sem saber que precisava, ótimo post!