Algumas dicas sobre a língua portuguesa.
-
Olá!
Hoje venho através deste tópico dar algumas dicas a respeito da língua portuguesa.Este tópico foi feito com o intuito de ajudar jogadores que não conhecem muito a respeito da língua portuguesa e aos jogadores que pretendem ingressar à equipe do MushMC ou de algum outro servidor.
Basicamente, nesse tópico deverão ser corrigidos alguns dos erros gramaticais mais comuns.
Mal ou Mau
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Como os seus significados são diferentes, devem ser usadas em situações diferentes.
- Mal é o contrário de bem.
- Mau é o contrário de bom.
A forma mais fácil e eficaz de entendermos a diferença entre mal e mau e usarmos corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase:
Você está sendo mau! [antônimo: sendo bom]
Estou me sentindo mal! [antônimo: sentindo bem]Exemplos com mau:
- Ele é um mau professor.
- Afaste esses maus pensamentos de sua mente.
Exemplo com mal:
- Eu preciso descansar porque tenho dormido mal.
- O mal da sociedade moderna é a violência urbana.
- Mal tocou o sino, os alunos saíram correndo.
Porque, por que, porquê ou por quê
Estas quatro formas existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser utilizadas em situações diferentes.
Porque:
Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas e significa: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de... É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações.Exemplos com "porque":
- Eu não fui trabalhar porque perdi o ônibus.
- Eu vou ao supermercado porque fiquei sem manteiga.
- Comprei este produto porque era o mais barato.
Substituição de "porque":
( Fiquei feliz porque tirei uma boa nota. )
- Fiquei feliz dado que tirei uma boa nota.
Por que:
Por que (separado e sem acento) se utiliza no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo significa: por qual motivo, por qual razão. Sendo pronome relativo significa: por qual ou pelo qual.Exemplos com por que (pronome interrogativo):
- Eu gostaria de saber por que razão eu não fui escolhida para o trabalho.
- Por que não veio falar comigo?
Substituição de por que (pronome interrogativo):
( Por que você fez isso? )
- Por qual razão você fez isso?
Exemplos com por que (pronome relativo):
- As razões por que tive aquela atitude não lhe dizem respeito.
- Eu já morei na rua por que estamos passando.
Substituição de por que (pronome relativo):
( O motivo por que fui embora permanecerá comigo. )
- O motivo pelo qual fui embora permanecerá comigo.
Por quê:
Por quê (separado e com acento) é utilizado apenas final da oração, seguido de um sinal de pontuação. É a junção da preposição por com o pronome interrogativo tônico quê. Significa por qual motivo, por qual razão. O pronome quê também é tônico e acentuado nas expressões de quê e para quê.*
Exemplos com "por quê":
- Você já saiu da staff? Por quê?
- Ela está sempre mentindo e eu não sei por quê.
- Aquele funcionário faltou ao trabalho e nem disse por quê.
Substituição de por quê:
( Eu apenas gostaria de saber por quê. )
- Eu apenas gostaria de saber por qual razão.
Porquê:
Porquê (junto e com acento) é um substantivo masculino, sinônimo de motivo, razão, causa. Quase sempre vem acompanhado do artigo definido o: o porquê. Pode também vir acompanhado de um artigo indefinido, numeral, pronome demonstrativo ou possessivo.Exemplos com "porquê":
- Gostaria de saber o porquê de sua mudança de opinião.
- Dê-me um porquê para eu não me ir embora agora.
- Existem dois porquês que justificam seu comportamento.
Substituição de porquê:
( Ninguém me disse o porquê dessa decisão. )
- Ninguém me disse o motivo dessa decisão.
Mas ou Mais
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra mas é usada, principalmente, com sentido de porém, todavia, contudo. A palavra mais indica, principalmente, o aumento da quantidade, sendo antônima de menos.
"Mas" pode ser um substantivo comum, uma conjunção ou um advérbio. Como substantivo se refere a um defeito, um senão. Como conjunção adversativa tem sentido de uma oposição ou limitação, podendo ser substituído por porém, todavia, contudo. Como advérbio, dá ênfase a uma afirmação.
Exemplos:
- Nem mas nem meio mas, faça já o que estou mandando!
- Os médicos fizeram todos os possíveis mas o paciente não sobreviveu.
- Ele é bom aluno, mas tão bom aluno que tem sempre nota máxima nas provas.
"Mais" pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. Indica sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode significar ainda os outros, os demais, os restantes.
Exemplos:
- Sílvia é a menina mais bonita da turma.
- Três mais três são seis.
- Vou mais minha irmã ao cinema.
- Isto é o mais que ele consegue fazer.
- Não faço mais nada do que for preciso.
- Vou embora, os mais que se decidam.
Bom, por enquanto é isso, espero que tenham gostado deste tópico
OBS: Eu apenas peguei alguns exemplos/explicações da internet e juntei/editei em um só tópico.
Até mais!
-
desde quando tem esse negócio de off topic,to por fora das novidades,bom topico recusado